Glossário Vegetariano

Aqui vai um glossário para você que ainda não está familiarizado com os ingredientes da culinária vegana!

Agar-agar
derivada da alga vermelha, é rica em colágeno, boa para pela, cabelo e formas do corpo; regula o ciclo mesntrual das mulheres.

derives from the red seaweed, it is rich in collagen, good for the skin, hair and body’s shape; it also regulates the women’s menstrual cycle.

Aguê
almofadinha de queijo de soja frita. Fonte de proteína.

Arroz moti
arroz glutinoso de sabor adocicado. Bastante energético.

Azuki
feijão vermelho escuro de sabor suave. Rico em proteínas.

Bardana
raiz silvestre. Rica em ferro e fósforo.

Bifum
macarrão fino de arroz.

Daikon
nabo longo, japonês.

Glúten
proteína de trigo, do qual foram removidos amido e fibras.

Hijiki
alga marinha preta e comprida. Boa fonte de cálcio e iodo.

Kombu
alga marinha larga e grossa, rica em iodo, cálcio e vitamina B2.

Missô
pasta salgada e curtida, feita a partir de soja cozida e, às vezes, de grãos como cevada e arroz. Tem proteínas, vitaminas e sais minerais.

Okaido
abóbora de origem japonesa, de casca verde escura, rugosa e dura. É laxante e depuradora de tóxicos intestinais. Rica em beta-caroteno

Painço
cereal pequeno, arredondado e dourado. Contém muito pouco glúten;

Raiz de lótus
raiz de consistência sólida, excelente alimento para o pulmão. Utilizada no preparo de chás para tosses, resfriados, etc…

Shitake
cogumelo de origem japonesa de cor escura. Apreciado naÁsia há tempos como tônico para longevidade.

Tahine
pasta feita a partir de sementes de gergelim.

Tempeh
produto fermentado de soja, originário da Indonésia, rico em B12, proteínas e altamente digerível.

Teriaki
Shoyu temperado com mel, gengibre e vários outros condimentos.

Tofu
queijo feito a partir do talho do leite de soja.

Trigo sarraceno
também conhecido como casher ou mourisco, não contém glúten.

Wakame
alga marinha marrom. Rica em minerais.

Bibliografia consultada:
O melhor da festa, Sonia Hirsch
Alimento, o melhor remédio para a saúde, Jean Carper
Arte fundamental da vida, Bernadete Kikuchi
a cura e a saúde pelos alimentos, Dr. Ernest Schneider

Vegetarian Glossary

Agar-Agar
derives from the red seaweed, it is rich in collagen, good for the skin, hair and body’s shape; it also regulates the women’s menstrual cycle.

Gluten
wheat protein, from which the starch and the fibers were removed.

Gomasio (sesame salt)
made of toasted and crushed sesame seeds with natural sea salt. It deacidifies the blood, fortifies the brain and the nerves.

Hijiki
black and long seaweed. Good source of calcium and iodine.

Cereal Malt
It is a dark colored liquid that has the same texture as honey, obtained by starch fermentation (rice, corn, etc).

Miso
salted and hardened paste, made from cooked soy and, sometimes, from grains like cevada and rice. It has got proteins, vitamins and mineral salts.

Nori
Japanese word that means ‘seaweed’. Made from different varieties of Porphyra. It has five times more calcium than milk, two times more iodine than the shellfish and seven times more iron than spinach.

Shiitake
japanese in origin, dark in color. It is nutritious, rich in protein. It has got substances with medicine properties for the treatment and control of arterial pressure, reduction of cholesterol levels and strengthening of the immunity system.

Shimeji
It is a kind of eatable fungus found in white and black colors, rich in B12. It has high nutricional levels and low levels of calories. Studies indicate its efficiency in combating cancer and cholesterol.

Soy lecithin
dietary supplement. Recommended in obesity treatment and in hair and skin infirmities.

Tempeh
soy fermented product, of Indonesia origin, rich in B12, proteins and highly digestible

Tofu
cheese made from the soy milk coagulum

Wholemeal rice
as the main food, and being well chewed and salivated, becomes a powerful medicine food. It is an almost full meal, having the most complete chain of 12 amino acids needed to form new cells.

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